Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras

Graciela Alicia Foglia

Currículo Lattes

Graciela Foglia

Área de Concentração: Estudos Literários

Linha de Pesquisa: Questões de representação: poéticas e suas reapropriações (1); Literatura e Autonomia: entre estética e ética (2).

Contato: graciela.foglia@unifesp.br

É mestre (1998) e doutora (2005) em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde também desenvolveu a pesquisa de Pós-Doutorado (2015-2017), parcialmente financiada pela FAPESP, com uma estadia na Universidad de Salamanca e no Instituto Ibero-americano de Berlin. A tese de doutorado leva como título Rehacer y resistir: el proceso de escritura de Operación masacre de Rodolfo Walsh e a pesquisa de pós-doutorado foi sobre literatura e cinema entorno das ditaduras argentina e brasileira. Foi professora da PUC (1999-2006) e da Fale- UFMG (2006-2009); atualmente é docente da EFLCH-UNIFESP. Desde 2014 é uma das coordenadoras do grupo de pesquisa Violência de Estado e exílio: memória e testemunho, certificado pelo CNPq. Entre 2012 y 2014 foi membro da Comissão Editorial da revista abehache, da Associação Brasileira de Hispanistas. Publicou os capítulos de livros ?Gramática da violência: uma análise da construção dos contos e das reportagens publicados entre 1965 e 1967 por Rodolfo Walsh? (Ravetti, G. & Fantini, M., Editora UFMG, 2009) e ?Em teu nome: verdades incompletas? (Aguilera, Y., Discurso Editorial, 2015). Também publicou o e-book Operación masacre: rehacer y resistir (Revolução, 2014) e a coleção didática, em colaboração com Andrea Ponte et. al, para o ensino de língua e literatura em castelhano Diversidad (2013 y 2016). Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura de testemunho, Literatura, cinema e violência ditatorial, Literatura, cinema e memória.

 

© 2013 a 2020 - Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação em Letras