Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras

Paulo Eduardo Ramos

Currículo Lattes

Paulo Ramos

Área de Concentração: Estudos Linguísticos

Linhas de Pesquisa: Linguagem em novos contextos

Contato: paulo.ramos@unifesp.br 

Professor associado I do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007). Possui pós-doutorado em Linguística (Universidade Estadual de Campinas, 2009-2011) e em Comunicação (Universidade de São Paulo, 2012-2013). É graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1995) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Na imprensa, trabalhou na "Folha de S.Paulo" (1994-1995), na TV Tribuna, afiliada da TV Globo (1996-2001) e na TV Cultura (2001-2003). Foi também consultor de língua portuguesa da "Folha de S.Paulo" e do portal UOL (2006-2008). Como docente, atuou na USP-Leste (2004), no cursinho Singular-Anglo (1991-2009) e nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo (2004-2009). É autor de "Tiras no Ensino" (Parábola Editorial, 2017), "Tiras Livres - Um Novo Gênero dos Quadrinhos" (Marca de Fantasia, 2014), "Revolução do Gibi - A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil" (Devir, 2012), "Faces do Humor - Uma Aproximação entre Piadas e Tiras" (Zarabatana Books, 2011), "Bienvenido - Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos" (Zarabatana Books, 2010, premiado com o Troféu HQMix de melhor livro teórico sobre quadrinhos), "A Leitura dos Quadrinhos" (Contexto, 2009, também premiado com o Troféu HQMix), co-organizador de "Muito Além dos Quadrinhos - Análises e Reflexões sobre a Nona Arte" (Devir, 2009), "Quadrinhos na Educação - Da Rejeição à Prática" (Contexto, 2009), "Quadrinhos e Literatura: Diálogos Possíveis" (Criativo, 2014) e "Enquadrando o Real: Ensaios sobre Quadrinhos (Auto)Biográficos, Históricos e Jornalísticos" (Criativo, 2016). Também é coautor de "Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula" (Contexto, 2010, 4 ed.). Atua nas linhas de pesquisa: Leituras Críticas de Histórias em Quadrinhos; Linguagem em Novos Contextos; Linguagem e Comunicação.

 

© 2013 a 2020 - Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação em Letras