Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras

Grupos de Pesquisa


Conheça nesta seção os Grupos de Pesquisa certificados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq liderados por orientadores do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESP


GRUPO DE INVESTIGAÇÕES DO POÉTICO: A MODERNIDADE E O CONTEMPORÂNEO

O GRIPhO formaliza um núcleo de colaboração entre pesquisadores interessados em investigações sobre o texto poético. Seu recorte cronológico de atuação abrange o período entre os séculos XIX e XXI. Sendo formado por estudiosos que se dedicam, em especial, às poéticas finisseculares (século XIX) ou relativas à modernidade ou à contemporaneidade, o grupo estuda a produção poética em língua portuguesa, sendo considerado, contudo, como constitutivo de seu espectro de atuação o diálogo e a análise comparada com outras culturas e línguas relacionadas. Em 2013, o Grupo realizou o I Colóquio de Investigações do Poético, na Universidade Federal de São Paulo, com a participação de pesquisadores da própria UNIFESP. Em 2014, aconteceu o II Colóquio de Investigações do Poético, com a participação de pesquisadores da instituição e convidados de outras universidades do país, da Argentina e de Portugal. O encontro do Grupo, em 2016, ocorrerá em dezembro.

Situação do Grupo

Certificado

INVESTIGAÇÕES (IN)FORMAIS EM LÍNGUA(GEM) E COGNIÇÃO - InFoLinC

Este grupo de pesquisa nasceu da identificação de afinidades entre linguistas do Departamento de Letras da UNIFESP em torno de três áreas: Linguística Gerativa, Linguística Cognitiva e Linguística de Corpus. A partir do grupo, foi criada a linha de pesquisa "Linguagem e Cognição" no Programa de Pós-graduação em Letras da UNIFESP. O grupo participou do 21º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (INPLA), realizado pela PUC-SP. Marcello Marcelino e Marcia Veirano: "Questões paramétricas, aquisição de L2 e a interlíngua de falantes brasileiros de inglês"; Janderson Lemos de Souza: "Morfologia Construcional e Semântica Cognitiva"; Indaiá Bassani e Rafael Minussi: "Discutindo o conteúdo fonológico nas raízes: raízes supletivas, índices e erros de fala". Também se apresentaram os orientandos Stefanie Martin, Lisandra Santos, Felipe Azevedo Silva, Beatriz Felippe, Adriana Carvalho da Silva, Leticia Amaral, Caroline Oliveira, Julia Assine e André dos Santos Silva.

Situação do Grupo

Certificado

TEXTO, HIPERTEXTO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - THELPO

Novas formas de produção e circulação de textos têm gerado desafios que demandam uma abordagem fronteiriça de investigação, o que, por sua vez, requer um olhar para dentro e para fora dos limites da linguagem. Inclui-se nessa abordagem o diálogo entre língua e novas tecnologias e mídia(s), multimodalidade, gêneros textuais/discursivos e questões de constituição do sujeito. Os projetos dessa linha promovem reflexões que possibilitam abordar, dentro de um espectro teórico amplo e interdisciplinar.

Situação do Grupo

Certificado

 

 

© 2013 a 2020 - Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação em Letras

Please publish modules in offcanvas position.