Campus Guarulhos • School of Philosophy, Language and Human Sciences
Graduate Program in Language and Literature

Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Currículo Lattes

imageedit 2 9149141212

Área de Concentração: Estudos Linguísticos

Linha de Pesquisa: Linguagem em novos contextos

Contato: ramazzina@unifesp.br 



Orientações em Andamento:

Data de Matrícula Aluno Programa de Pós-Graduação Nível
01/03/2023 BRUNA ALVES DE OLIVEIRA AMBROSIO Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2022 ANA LÚCIA DOS SANTOS JOAQUIM Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2021 MELISSA MARANGONI LEME Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2021 NARA LUIZA DE PAULA SOCCI Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2021 PEDRO KLEIN GARCIA Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/06/2020 MARISTELA GONÇALVES SOUSA MACHADO Letras (33009015089P5) PÓS-DOUTORADO

Orientações Concluídas:

Data de Titulação Aluno Programa de Pós-Graduação Nível
28/07/2022 DANIÉLLE ALVES DA ROCHA Letras (33009015089P5) MESTRADO
28/04/2022 CAROLINA SOARES MOREIRA Letras (33009015089P5) MESTRADO
27/05/2021 VICTÓRIA ELIZABETH DOS SANTOS Letras (33009015089P5) MESTRADO
25/06/2020 MARINETE TAVARES CAPUTO SILVA Letras (33009015089P5) MESTRADO
25/04/2019 KARLA ANGÉLICA FERNANDES GOMEZ Letras (33009015089P5) MESTRADO
28/11/2018 SIMONE PAULA MARQUES TINTI Letras (33009015089P5) MESTRADO

Artigos Completos Publicados em Periódicos Científicos:

  1. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. Intermidialidade e transdisciplinaridade na formação de um leitor proficiente. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online). v. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), p. 80-92, 2018.
  2. SANTOS, V. E. ; RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L.. L'étranger e a transposição midiática Killing an Arab. Signo. v. Signo, p. 33-45, 2018.
  3. ROCHA, D. A. ; RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L.. Do conto à quadrinização: impactos narrativos da transposição multimodal de La Belle et la Bête. Revista Letras Raras. v. Revista Letras Raras, p. 154-182, 2018.
  4. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. Transmodalização Intermodal: um novo figurino para Dom Juan de Molière. LETTRES FRANCAISES (UNESP ARARAQUARA). v. LETTRES FRANCAISES (UNESP ARARAQUARA), p. 301-323, 2017.
  5. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. O Insólito Recriado: Le Horla de Maupassant em linguagem HQ. REVISTA DE LETRAS (UNESP. IMPRESSO). v. REVISTA DE LETRAS (UNESP. IMPRESSO), p. 13-28, 2017.
  6. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. Un peaufinage pour 'Le Horla': la transposition médiatique BD. Brumal. v. Brumal, p. 149-168, 2017.
  7. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. Letramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de uma nova mídia. Revista Linha D´Água. v. Revista Linha D´Água, p. 51-69, 2017.
  8. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. Turbilhão de palavras: reavaliando o uso da língua materna no ensino de língua estrangeira. LINGUAGEM e ENSINO (UCPEL. IMPRESSO). v. LINGUAGEM e ENSINO (UCPEL. IMPRESSO), p. 189-214, 2017.
  9. CARVALHO, M. A. ; RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L.. Foie de canard et c?ur de femme - Multimodalidade no cinema quebequense. Revista Letras Raras. v. Revista Letras Raras, p. 173-194, 2015.
  10. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. O coração da neve: criação literária, escolhas linguísticas, ensino. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online). v. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), p. 37-50, 2015.
  11. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. Multimodalidade e novas perspectivas da leitura: Ferrandez e a reconstrução HQ de L?étranger. Desenredo. v. Desenredo, p. 433-455, 2014.
  12. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. Art e FLE. Cadernos de Letras da UFF. v. Cadernos de Letras da UFF, p. 393-415, 2013.
  13. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. Textos literários e cursos de língua estrangeira. Lettres Francaises (UNESP Araraquara). v. Lettres Francaises (UNESP Araraquara), p. 149-159, 2013.
  14. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. Proust como leitor e a sala de aula. Pensares em Revista. v. Pensares em Revista, p. 24-39, 2013.
  15. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. O diabo não foi convidado: conto fantástico e tradição quebequense. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro). v. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), p. 26-45, 2012.
  16. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. Textos literários e documentos autênticos em uma aula de FLE: Carmen, um exemplo de introdução ao texto integral. Revista Interfaces (UFRJ). v. Revista Interfaces (UFRJ), p. 128/15-139, 2011.
  17. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. Um parcours em 19 segundos. Leia Escola (UFPB). v. Leia Escola (UFPB), p. 13-39, 2011.
  18. RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. La Terre: naturalismo, política e lirismo. Lettres Francaises (UNESP Araraquara). v. Lettres Francaises (UNESP Araraquara), p. 1-26, 2010.

 

© 2013 a 2023 - Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação em Letras