Campus Guarulhos • School of Philosophy, Language and Human Sciences
Graduate Program in Language and Literature

Orlando Vian Junior

Currículo Lattes

Orlando Vian

Área de Concentração: Estudos Linguísticos

Linha de Pesquisa: Linguagem em novos contextos

Contato: vian.junior@unifesp.br



Orientações em Andamento:

Data de Matrícula Aluno Programa de Pós-Graduação Nível
01/06/2021 KAREN ANDRESA TEIXEIRA SANTORUM Letras (33009015089P5) PÓS-DOUTORADO
01/03/2021 DENISE ALMEIDA DIAS Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2021 GEORGE DOS SANTOS Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2021 MARGARETE CASTILHO Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2020 LUCAS BAUMGRATZ GONÇALVES Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2021 DENISE DA SILVA NASCIMENTO Letras (33009015089P5) MESTRADO

Orientações Concluídas:

Data de Titulação Aluno Programa de Pós-Graduação Nível
27/05/2021 JANDIRA DE OLIVEIRA COSTA Letras (33009015089P5) MESTRADO
27/06/2019 ANNA CAROLINA SANTOS MARTIN Letras (33009015089P5) MESTRADO
27/06/2019 FABIANE DALBEN DE FARIA Letras (33009015089P5) MESTRADO
27/06/2019 PEDRO CERQUEIRA DA SILVA Letras (33009015089P5) MESTRADO
30/05/2019 CAMILO ROSA DA SILVA Letras (33009015089P5) PÓS-DOUTORADO
28/02/2019 DAYANE CAROLINA OLIVEIRA LEE Letras (33009015089P5) MESTRADO
29/11/2018 MARIA MEDIANEIRA DE SOUZA Letras (33009015089P5) PÓS-DOUTORADO
27/09/2018 ALEXANDRE PASSOS BITENCOURT Letras (33009015089P5) MESTRADO
27/09/2018 ELIO VALDIR MORENO JUNIOR Letras (33009015089P5) MESTRADO
28/06/2018 MARIA DO ROSÁRIO DA SILVA ALBUQUERQUE BARBOSA Letras (33009015089P5) PÓS-DOUTORADO
20/12/2017 REINILDES DIAS Letras (33009015089P5) PÓS-DOUTORADO
30/11/2017 FABÍOLA APARECIDA SARTIN DUTRA PARREIRA ALMEIDA Letras (33009015089P5) PÓS-DOUTORADO

Artigos Completos Publicados em Periódicos Científicos:

  1. VIAN JR., O. Os multiletramentos e seu papel no conhecimento de professores de línguas: por uma perspectiva sistêmica e complexa. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. v. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, p. 351-368, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0102-445083664775946276
  2. CALTABIANO, M. A. ; VIAN JR., O.. O Inglês como língua global e seu papel na educação continuada de professores. Revista intercâmbio. v. Revista intercâmbio, p. 118-138, 2018.
  3. ALMEIDA, FABIOLA APARECIDA SARTIN DUTRA PEREIRA ; VIAN JR, ORLANDO. Estudos em avaliatividade no Brasil: panorama 2005-2017. SIGNOTICA (UFG). v. SIGNOTICA (UFG), p. 273-295, 2018. http://dx.doi.org/10.5216/sig.v30i2.49527
  4. VIAN JUNIOR, ORLANDO. Resenha: ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write. Reading to learn. Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Sheffield, UK; Braistol, USA: Equinox, 2012. 367p. Resenha: ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write. Reading to learn. Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Sheffield, UK; Braistol, USA: Equinox, 2012. 367p.. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM. v. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, p. 267-272, 2018. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n2p267
  5. BARBOSA, M. R. S. A. ; VIAN JR., O.. Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental. Calidoscópio. v. Calidoscópio, p. 380-391, 2018.
  6. DIAS, R. ; VIAN JR., O.. Análise de discurso multimodal sistêmico-funcional de livros didáticos de inglês do ensino médio da educação pública. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM. v. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, p. 176, 2017. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p176
  7. VIAN JR., O.; SOUZA, M. M.. Linguística Sistêmico-Funcional e suas contribuições à pesquisa linguística no contexto brasileiro. REVISTA ODISSÉIA. v. REVISTA ODISSÉIA, p. 185, 2017. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n0ID12887
  8. VIAN JR., O.; MENDES, W. V.. O sistema de conjunção em textos acadêmicos: os mecanismos de sequenciamento e de explicação. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE). v. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE), p. 163-186, 2015. http://dx.doi.org/10.5902/2176148520209
  9. VIAN JR., O. Ensino de inglês para negócios: diferentes abordagens para diferentes necessidades. THE ESPECIALIST (PUCSP). v. THE ESPECIALIST (PUCSP), p. 135-154, 2014.
  10. VIAN JR., O.; WEISSHEIMER, J. ; LEITE, L. ; QUEIROZ, R. ; SOARES, W. ; UCHOA, J. M. S. ; VASCONCELOS, J. A.. O ensino bilíngue em NatalRN: um mapeamento preliminar do contexto. Revista da ANPOLL (Online). v. Revista da ANPOLL (Online), p. 233-257, 2013.
  11. VIAN JR., O.; WEISSHEIMER, J. ; MARCELINO, M.. Bilinguismo, aquisição e complexidade. Revista do GELNE (UFC). v. Revista do GELNE (UFC), p. 417-434, 2013.
  12. VIAN JR., O. Avaliatividade, engajamento e valoração. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online). v. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), p. 105, 2012.
  13. VIAN JR., O. Gêneros do discurso, narrativas e avaliação nas mudanças sociais: a análise de discurso positiva. Cadernos de Linguagem e Sociedade. v. Cadernos de Linguagem e Sociedade, p. 78-96, 2010.

 

© 2013 a 2021 - Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação em Letras