Campus Guarulhos • School of Philosophy, Language and Human Sciences
Graduate Program in Language and Literature

Sandro Luis da Silva

Currículo Lattes

Sandro Luis

Área de Concentração: Estudos Linguísticos

Linha de Pesquisa: Linguagem em novos contextos

Contato: sandro.luis@unifesp.br



Orientações em Andamento:

Data de Matrícula Aluno Programa de Pós-Graduação Nível
01/03/2021 CAMILA MARTINS PEREIRA Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2021 DEIVIDE DA SILVA FONSECA Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2021 DIEGO FRANCELINO DOS SANTOS Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2021 FABRÍCIO AUGUSTO CORREIA DA SILVA Educação (33009015083P7) DOUTORADO
01/03/2021 FELIPE ROBERTO MARTINS Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2021 FRANCIELLE DE QUEIROZ ZURDO Educação (33009015083P7) DOUTORADO
01/03/2021 LUCIANA LOPES BENVINDO Educação (33009015083P7) DOUTORADO
01/03/2021 LUCIMAGNA RIBEIRO DA COSTA Educação (33009015083P7) MESTRADO
01/03/2021 MARCELO NARANJO Educação (33009015083P7) MESTRADO
01/03/2021 MOISES MOREIRA DA SILVA Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2021 THAIS DAVID BERNARDO CORREIA FERREIRA Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/03/2020 RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA Letras (33009015089P5) MESTRADO
01/12/2017 ANA ELVIRA LUCIANO GEBARA Letras (33009015089P5) PÓS-DOUTORADO

Orientações Concluídas:

Data de Titulação Aluno Programa de Pós-Graduação Nível
25/06/2020 JEREMIAS ABEL GRACIANO BOIO Letras (33009015089P5) MESTRADO
25/06/2020 FABIANA SILVA DE PAULA ALCANTARA Letras (33009015089P5) MESTRADO
25/06/2020 FERNANDO LEANDRO DE SOUZA Letras (33009015089P5) MESTRADO
25/06/2020 HELOISA DANDARA RIBEIRO DE LIMA Letras (33009015089P5) MESTRADO
05/03/2020 KARINA HUF DOS REIS ZACHIAS SOARES DA SILVA Letras (33009015089P5) MESTRADO
05/03/2020 UILSON NUNES DE CARVALHO JUNIOR Letras (33009015089P5) MESTRADO
30/05/2019 BEATRIZ SILVA ROCHA Letras (33009015089P5) MESTRADO
30/05/2019 INGRID CAROLINE ALBUQUERQUE CANDIDO Letras (33009015089P5) MESTRADO
30/05/2019 MARTA SILVA SOUZA Letras (33009015089P5) MESTRADO
25/10/2018 RITA DE CÁSSIA CAVALCANTE DE COUTO Letras (33009015089P5) MESTRADO
26/07/2018 MURILO DOMINGUEZ GOUVEIA Letras (33009015089P5) MESTRADO
26/07/2018 ADRIANO GONÇALVES DOS SANTOS Letras (33009015089P5) MESTRADO
26/07/2018 ALCIENE CARVALHO SILVA Letras (33009015089P5) MESTRADO
28/06/2018 JÉSSICA MÁXIMO GARCIA Letras (33009015089P5) MESTRADO
24/05/2018 ADRIANA SÍLVIA VIEIRA Letras (33009015089P5) MESTRADO
29/06/2017 JULIANA SOUZA LOPES HOTT DA ROCHA Letras (33009015089P5) MESTRADO
29/06/2017 LILIAN MOURA TOYOTA Letras (33009015089P5) MESTRADO
29/06/2017 VALERIA ESPANHA ALVES Letras (33009015089P5) MESTRADO
27/04/2017 DANILO ARAUJO DE SOUZA Letras (33009015089P5) MESTRADO
05/07/2016 FELIPE DE SOUZA   COSTA Letras (33009015089P5) MESTRADO

Artigos Completos Publicados em Periódicos Científicos:

  1. SILVA, S. L.; ELIAS, V. M. S.. Multimodalidade na escrita de artigos científicos: aspectos teórico-analíticos e contribuição para o ensino. Revista Linha D´Água. v. Revista Linha D´Água, p. 115-125, 2018.
  2. SILVA, S. L.; SANTOS, A. G.. discurso e música: a constituição do ethos discursivo do idoso na sociedade contemporânea. INTERLETRAS (DOURADOS). v. INTERLETRAS (DOURADOS), p. 1-15, 2018.
  3. CASOTTI, J. B. C. ; SILVA, S. L.. Propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa: desafios para a prática docente na contemporaneidade. Diálogo das Letras. v. Diálogo das Letras, p. 147-166, 2018.
  4. SILVA, S. L. Reflexões sobre as interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o relatório de estágio supervisionado. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA). v. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), p. 58-66, 2018.
  5. SILVA, S. L.; VIEIRA, A. S.. Práticas Colaborativas de escrita via internet em formação continuada de professores: o papel do leitor-autor. MUITAS VOZES. v. MUITAS VOZES, p. 237-251, 2018.
  6. SILVA, S. L. Anáfora, catáfora e discurso: o gênero notícia jornalística em foco. REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS. v. REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS, p. 76-91, 2017.
  7. SILVA, S. L. Argumentação, estilo e ethos discursivo no discurso literário: o poema 'Cada vez mais', de Rodrigo Bró em foco. EIDeA - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. v. EIDeA - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, p. 174-190, 2017.
  8. SILVA, S. L.; ELIAS, V. M. S.. Práticas de leitura em sala de aula: em busca de sentidos. Percursos Linguísticos (UFES). v. Percursos Linguísticos (UFES), p. 303-313, 2017.
  9. SILVA, S. L. Tecnologia, língua e arte: caminhos cruzados, reflexão possível. Artefactum (Rio de Janeiro). v. Artefactum (Rio de Janeiro), p. 1-9, 2016.
  10. SILVA, S. L. Breves notas sobre leitura e avaliação na formação inicial do professor língua materna. Caminhos em Linguística Aplicada. v. Caminhos em Linguística Aplicada, p. 1-18, 2016.
  11. SILVA, S. L.; ALVES, V. E.. Educação a Distância e as novas tecnologias: interação e multimodalidade na construção do conhecimento. Revista Língu@ Nostr@. v. Revista Língu@ Nostr@, p. 138-150, 2016.
  12. SILVA, S. L.; SANTOS, A. G.. Do ethos retórico ao ethos discursivo: o idoso e a persuasão na campanha política presidencial brasileira em 2014. Revista Porto de Letras. v. Revista Porto de Letras, p. 37-50, 2016.
  13. SILVA, S. L. Reflexões sobre o desafio das novas tecnologias na escola básica. Intertexto (Uberaba). v. Intertexto (Uberaba), p. 1-19, 2016.
  14. SILVA, S. L. Discurso, mídias e ensino: caminhos possíveis. Revista Linha D'Água. v. Revista Linha D'Água, p. 159-175, 2015.
  15. SILVA, S. L. A homilia papal de 2014: congruências entre enunciação e ethos discursivo. Intersecções (Jundiaí). v. Intersecções (Jundiaí), p. 21-37, 2015.
  16. SILVA, S. L. O ethos discursivo em O Jornal das Senhoras: o processo de ruptura e continuidade. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura. v. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, p. 191-206, 2015.
  17. SILVA, S. L.; SANTOS, A. G.. O idoso e o ethos discursivo em anúncio publicitário. Entremeios. v. Entremeios, p. 137-145, 2015.
  18. SILVA, S. L. Notas sobre análise linguística em sala de aula. Revista Querubim. v. Revista Querubim, p. 4-10, 2014.
  19. SILVA, S. L. A universidade e o compromisso com a educacao continuada. Revista Olhares. v. Revista Olhares, p. 277-300, 2014.
  20. SILVA, S. L. a producao textual: o resumo e as operacoes linguisticas na pratica universitaria. RevLet: Revista Virtual de Letras. v. RevLet: Revista Virtual de Letras, p. 110-126, 2014.
  21. SILVA, S. L. Breves notas sobre o desafio das novas tecnologias na leitura e produção textual na escola básica. Revista Tecnologias na Educação. v. Revista Tecnologias na Educação, p. 112-123, 2014.
  22. SILVA, S. L. Algumas considerações sobre o memorial de leitura e a construção do ethos discursivo na formação inicial do professor de língua portuguesa. Diálogo das Letras. v. Diálogo das Letras, p. 5-22, 2014.
  23. SILVA, S. L.; Paiva, C. I. S.. A leitura numa perspectiva (inter)disciplinar pode dar certo.... Revista Bem Legal. v. Revista Bem Legal, p. 74-81, 2013.
  24. SILVA, S. L. O PORTFÓLIO E O ETHOS DISCURSIVO: REFLEXÕES SOBRE UMA ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA FINS ESPECÍFICOS. Intersecções (Jundiaí). v. Intersecções (Jundiaí), p. 192-208, 2013.
  25. SILVA, S. L. A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência. Domínios de Lingu@Gem. v. Domínios de Lingu@Gem, p. 245-262, 2013.
  26. SILVA, S. L. A constituição do ethos discursivo em textos do gênero memorial por alunos de um curso de tradutor e intérprete. Caminhos em Linguística Aplicada. v. Caminhos em Linguística Aplicada, p. 26-39, 2013.
  27. SILVA, S. L. Atividades de lingua(gem) no livro didático: a tira cômica em foco. Revista Letras Raras. v. Revista Letras Raras, p. 34-51, 2013.
  28. SILVA, S. L. Relato de experiência: o gênero resumo acadêmico em foco. Leia Escola (UFCG). v. Leia Escola (UFCG), p. 60-71, 2013.
  29. SILVA, S. L.; Paiva, C. I. S.. As relações entre educação e judicialização: reflexões. jus agendi. v. jus agendi, p. 28-41, 2012.
  30. Paiva, C. I. S. ; SILVA, S. L.. REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE DE LEITURA E DE ESCRITA EM UMA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Caminhos em Linguística Aplicada. v. Caminhos em Linguística Aplicada, p. 96-119-119, 2012.
  31. SILVA, S. L. Atividade com Projeto: uma estratégia de escrita e de leitura no processo de ensino-aprendizagem. Revista Bem Legal. v. Revista Bem Legal, p. 72-78, 2012.
  32. SILVA, S. L.; Paiva, C. I. S.. Leitura e avaliação: reflexões. Revista Querubim. v. Revista Querubim, p. 122-128, 2012.
  33. SILVA, S. L.; Paiva, C. I. S.. A constituição do ethos no blog: o texto jornalístico em foco. Intersecções (Jundiaí). v. Intersecções (Jundiaí), p. 203-216, 2011.
  34. SILVA, S. L.; Paiva, C. I. S.. Do jornal ao blog: uma leitura dialógica do texto jornalístico. FaSCi-Tech. v. FaSCi-Tech, p. 58-70, 2011.
  35. SILVA, S. L.; Paiva, C. I. S.. A leitura na formação inicial do professor: o formador em cena. Interfaces da Educação. v. Interfaces da Educação, p. 46-57, 2011.
  36. SILVA, S. L. Nos (des)caminhos da leitura face às novas tecnologias - reflexões. FaSCi-Tech. v. FaSCi-Tech, p. 86-96, 2010.
  37. SILVA, S. L. Leitura e novas tecnologicas: o chat educacional em foco. Revista Querubim. v. Revista Querubim, p. 120-128, 2010.

 

© 2013 a 2021 - Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação em Letras