Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras

Credenciamento de Orientadores

 

ORIENTAÇÕES PARA PEDIDOS DE CREDENCIAMENTO

Pedidos de credenciamento no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da EFLCH serão analisados apenas no quarto ano de cada quadriênio (2020, 2024 ...), ou quando houver deliberação de outra ordem na CEPG. Podem solicitar credenciamento como orientadores professores do quadro permanente da UNIFESP ou docentes de outras instituições que demonstrem relações acadêmicas com o PPGL ou seus quadros, respeitadas as imposições legais implicadas. Para formalização do pedido são necessários os seguintes documentos:

 

Solicitação de credenciamento

Solicitação de credenciamento assinada pelo candidato (Anexo I) dirigida à coordenação do Programa solicitando o credenciamento como orientador de pós-graduação, em que informe a disponibilidade em aceitar e fomentar orientações de modo a atingir as recomendações de orientações concluídas por quadriênio constantes nos documentos da CAPES para a Área de Linguística e Literatura (três orientações concluídas por quadriênio) e em que informe possuir disponibilidade para uma jornada semanal compatível com a dedicação às atividades do programa implicadas no credenciamento (aulas, orientações, reuniões e demais atividades técnico-científicas).

Pede-se que o candidato acrescente, ainda, no campo devido do formulário, comentários em que explicite ações de formação discente que vem desempenhando ao longo de sua carreira e que possam contribuir com o ingresso de discentes no Programa, em especial sob sua orientação (trabalhos de conclusão de curso realizados, grupos de estudo, projetos de iniciação científica, outras atividades afins).

No caso de docentes de outras instituições, solicita-se que o candidato explicite, no campo devido do formulário, suas relações de pesquisa e parceria acadêmica com o PPGL ou seus quadros (como integrar projetos e/ou grupos de pesquisa; realizar publicações, eventos ou atividades acadêmicas em colaboração; co-orientações; pós-doutoramentos; outras atividades afins).

Projeto de Pesquisa

Projeto(s) de pesquisa liderado(s) ou protagonizado(s) pelo candidato e que seja(m) convergente(s) com a temática da linha de pesquisa selecionada. O projeto também deve explicitar seu potencial para acolher e fomentar orientações, tendo em vista que o credenciamento implica o compromisso com a formação de quadros, segundo normativas da CAPES. Se o candidato integrar algum dos projetos coletivos e/ou interinstitucionais sediados no PPGL, deve indicar, também, essa condição em folha avulsa acrescida ao processo, indicando os dados do projeto em questão. A esse projeto deve ser acrescida carta de intenções.

Carta de intenções

Maiores detalhes devem ser consultados no Anexo II.

Currículo Lattes

Currículo lattes completo e atualizado e acompanhado dos documentos comprobatórios para os itens pontuáveis para credenciamento relativos aos três últimos anos. Deve ser observada tabela de pontuação disponível no site do Programa (Anexo III).

 

AOS DOCENTES EXTERNOS À UNIFESP

Em atenção ao que se explicita na Portaria nº 81, de 03/06/2016, da CAPES (publicada no Diário Oficial da União de 06/06/2016), o docente de outra instituição deverá, havendo deferimento de sua solicitação, providenciar documentação da instituição de origem revelando ciência e concordância com sua participação nos quadros permanentes do PPGL. Quanto a isso, podem ser solicitadas assessoria e orientação à Coordenação do Programa, que atuará com auxílio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APROVAÇÃO

a) Pertinência do projeto de pesquisa em relação à linha de pesquisa selecionada.

b) Comprovação de, no mínimo, 3,0 (três) pontos segundo os critérios dispostos pelo Comitê Técnico de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais na tabela relativa a Letras.

c) Disponibilidade em assumir disciplinas, seminários de estudos e orientações, além das atividades regulares do programa, nos termos deste edital e das normas gerais do programa.

d) Comprovação de, ao menos, 1 (uma) orientação concluída nos últimos três anos, na graduação e/ou pós-graduação.

 

DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD

Solicitação de Credenciamento de Orientador - Anexo I

Orientações para pedidos de credenciamento: Projeto de Pesquisa e Carta de Intenções - Anexo II

Tabela de Pontuação - Anexo III

 

MATERIAL COMPLEMENTAR

Portaria n° 81, de 03 de junho de 2016, da CAPES - Define as categorias de docentes que compõem os Programas de Pós-Graduação stricto sensu

 

 

 

© 2013 a 2022 - Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação em Letras